Os 4.500 moradores de Paquetá, a ilha que fica a 15 km da Praça XV, estão em guerra com a concessionária CCR Barcas. Nessa terça (01/01), alguns deles foram até a Praia da Moreninha e escreveram um enorme S.O.S. nas areias, contra a nova grade de horários das embarcações.
É que, no fim do ano, sem consulta prévia aos moradores, a CCR Barcas anunciou a extinção de 13 horários de transporte nos dois sentidos — Paquetá e Praça XV. Além disso, dos 20 horários mantidos, sete vão fazer parada em Cocotá, na Ilha do Governador, aumentando em 40 minutos a viagem. “O objetivo é adequar a oferta à demanda, reduzindo os impactos da crise financeira”, disse a concessionária.
A decisão, no entanto, pode esbarrar na negativa da Agetransp, agência que regula o serviço, que afirma não ter sido avisada da mudança e que a intenção não é definitiva. No dia 28 de dezembro, os moradores fizeram uma grande manifestação na frente da estação de Paquetá. O grupo também pede a todos os amigos da ilha que divulguem a hashtag #respeitapaquetá nas redes sociais.