Algumas tendências são cansativas e repetitivas; muitas vezes, vulgarizam um produto. No entanto, existem as que embelezam, marcam presença e tornam-se atemporais. As orquídeas são exemplo disso — hoje vemos essas plantas nas árvores do Rio, nas varandas e em quase todos os arranjos de vaso
Essa mudança na paisagem, além de tornar nossa cidade muito mais lúdica, aumenta a autoestima. Como é lindo passar pelas ruas, olhar pra cima e ver as orquídeas em flor! Exóticas e belíssimas, elas ficaram na moda e foram introduzidas dentro da nossa casa há pouco tempo. Usávamos apenas as flores, e não os vasos em floração.
Tudo que tem vida envolve cuidado e atenção, mas, infelizmente, com o intenso comércio de orquídeas, vemos uma planta ainda viva ser descartada logo depois de a flor murchar. A causa disso é a falta de conhecimento, pois, com cuidados mínimos, essa planta floresce lindamente, todo ano e na mesma época.
Quem ama flores sente a tristeza por ver vasos de orquídeas ainda vivas jogadas fora. Os cuidados com essas plantas são simples: basta colocar pouca água e, de preferência, borrifar três vezes por semana e deixar sem o sol direto. Pronto: todo
ano, uma nova floração de presente.
Se você recebe muitas orquídeas, faça uma bancada longe do sol, com luz natural, borrife sem empoçar nos pratinhos. Já, se prefere deixar fora de casa, a cidade agradece — coloque-as numa árvore e enrole com arame, sem o vaso. Ela vai sobreviver e nos presentear com suas flores e perfumes, anualmente.
Cultivar orquídeas pode virar uma paixão, segundo os amantes dessa deslumbrante flor. Para se informar sobre cuidados etc., existe a OrquidaRio Orquidófilos Associados.
Perguntei a dois apaixonados por essas flores:
Fernando Setembrino é um advogado de sucesso. Além do seu escritório movimentadíssimo, ele encontrou refúgio, calma, descontração e intimidade no cultivo das orquídeas. “Cultivar orquídea em casa é uma maneira excepcional de se dedicar meia hora por dia para afastar o estresse e, ao mesmo tempo, contribuir para preservar a beleza da natureza”.
Sandro Ward é um paisagista que, em conjunto com arquitetos, projeta lindos jardins. O paisagismo, por muitas vezes, é a alma de um projeto, o verde é o que valoriza. “Orquídeas são epífitas e, na maioria das vezes, não precisa de terra. São fáceis de cuidar e, quando não encontramos os bulbos, necessitam de um pouco mais de água, mas, na maioria das vezes, nem de água gostam muito. Ela gosta de adubo uma vez por ano, ou é só deixar acumular matéria orgânica em seu sistema radicular, tornando-se um planta fácil de cultivar e de beleza ímpar”.