Vizinhos do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, cujas obras estão paradas desde 2016, denunciaram alguns carros estacionados ali dentro no dia 31 de dezembro, além de lixo e água parada nas caixas. As imagens chegaram até a nova presidente do MIS, Clara Paulino, atual superintendente dos museus do Rio. “Os carros parados foram uma situação atípica. O segurança escalado para o plantão no dia do réveillon estacionou o seu carro e de parentes, pois não tinha como sair por causa do tumulto”, explica Clara. Sobre os parasitas, também motivo de muitos comentários dos moradores, ela diz que coloca periodicamente veneno para controle de mosquitos e ratos.
Segundo edital publicado no Diário Oficial, em março do ano passado, o Governo do Estado anunciou uma nova data para entrega do museu: dezembro de 2020. O dinheiro das obras, R$ 41 milhões, segundo o texto, virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Sobre a previsão da obra, não tenho como precisar uma data, mas garanto que o Governo do Estado vem trabalhando diariamente para resolução da situação. Mantemos, no local, seguranças 24 horas, que realizam vistoria dos tapumes e materiais sempre”, avisa Clara.
“O MIS foi criado em 1965 e, além da obra parada, tem outras duas unidades que funcionam diariamente, oferecendo programação aos cariocas. Para mim, assumir a instituição foi uma grande honra e pretendo sempre me empenhar ao máximo para dar acesso a todo o acervo tão rico guardado nesse Museu”, finaliza!