Os blocos cariocas ficaram revoltados com o anúncio da prefeitura, de mudar o horário do desfile da Banda de Ipanema e Simpatia é quase amor para a mesma hora dos megablocos no Centro e, juntos, escreveram um comunicado — incluindo aí a Associação de blocos do Rio (Sebastiana) — contra a decisão, nesta sexta (17/01). “É uma decisão arbitrária, sem qualquer base, fundamento ou justificativa. Sem nenhuma chamada para o diálogo. Uma decisão tomada, como já esperávamos, a partir do episódio envolvendo a apresentação do ‘Bloco’ A Favorita, no último domingo (12/01), que, anunciada como a abertura oficial do carnaval carioca, levou o caos à Copacabana como resultado de um evento mal planejado e mal organizado e, pior, sem qualquer ligação com o carnaval de rua do Rio”, diz trecho do texto.
Eles alegam ainda que o Simpatia desfila há 36 anos e a Banda de Ipanema, há 56, nos mesmos dias e horário percorrendo o mesmo trajeto e planejam o cortejo desde maio do ano passado, além de possuírem autorização da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e do Ministério Público e também da Riotur.
Neste fim de semana, a Sebastiana vai fazer uma reunião com os responsáveis pelos blocos. “Não aceitaremos mudanças impostas sem qualquer consulta ou negociação e nem medidas de última hora que prejudiquem milhares de cariocas e turistas”.