Com apresentação de Lázaro Ramos e Zezé Motta, aconteceu a 7ª edição do “Prêmio Cesgranrio de Teatro”, criado por Carlos Alberto Serpa, nessa terça (28/01), no Copacabana Palace.
A atriz Eva Wilma foi a grande homenageada da noite, pelos 66 anos de carreira, além das citações póstumas a Ruth de Souza e Bibi Ferreira, que morreram no ano passado, coincidentemente, ambas aos 96 anos — nesse momento, Lázaro chorou!
A jornalista Jalusa Barcellos, amiga e colega de trabalho de Bibi, subiu ao palco e anunciou uma biografia da deusa dos musicais, em parceria com a Fundação Cesgranrio.
E como o momento cultural carioca é de resistência — no dia anterior, artistas se reuniram num “abraçaço” pela permanência do Casa Grande, no Leblon — os discursos foram pontuais. “Estou muito feliz com a presença de 900 pessoas, reposicionado, sobre aplausos e apoio de todos, o verdadeiro e imprescindível papel do teatro em nossas vidas! Homenagear e premiar atrizes e atores não é um favor, é um ato de reconhecimento. Não há educação sem cultura e, por isso, temos mais de 40 projetos em todas as áreas culturais, muitos levando teatro diariamente a escolas públicas do Rio. Viva a cultura, viva o teatro”, disse Serpa.
Enquanto Eva Wilma declarou. “Amo o ator por se emprestar por inteiro para expor os aleijões da alma humana com a única finalidade de que o público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor a ser construído pela harmonia e pelo amor”.
Também subiram ao palco para entregar os prêmios, Marieta Severo, Fábio Assunção, Murilo Rosa, Monique Alfradique, Luis Lobianco, Armando Babaioff, Erika Januza, Andreia Horta, Leticia Lima e Christine Fernandes, além de Tonico Pereira, que protagonizou um momento, digamos, comédia do evento ao apresentar os indicados de Melhor Direção. “Quando fui chamado ao palco, minha mulher não disse ‘eu te amo’, mas ‘sobe devagar para não cair’”.
No mais, a peça “As Crianças” faturou três prêmios, incluindo o de Melhor Espetáculo, e “A Cor Púrpura — O Musical” também ganhou três troféus, incluindo o de Melhor Atriz em Musical (Letícia Soares). Os vencedores ganharam R$ 25 mil e, ao todo, foram distribuídos R$ 300 mil.