A partir desta terça-feira (10/12) até o Dia de Reis (06/01), 12 pontos turísticos do Rio vão receber iluminação especial. Na campanha “Rio 2020, Natal de Luz”, a Prefeitura acenderá luzes amarelas, que simbolizam o sol, a prosperidade e a felicidade (por mais piada que isso possa parecer, é real), para destacar os locais. Apesar de acontecer no Natal, a ação é um aquecimento para o ano que vem, quando o Rio será coroada como a primeira Capital Mundial da Arquitetura.
Curioso que a ação para comemorar o título de Capital da Arquitetura vai iluminar justamente locais que sofrem com a falta de conservação. Dentre os 12 pontos turísticos selecionados, além dos tradicionais Cristo Redentor e Pão de Açúcar, aparecem, por exemplo, os Arcos da Lapa e o Monumento a Estácio de Sá, que todos os cariocas sabem que estão precisando de atenção. Na lista, tem até o MAR, que a Prefeitura parece não querer ver funcionando, mas, neste momento, está servindo, se é que vocês me entendem.
Os políticos do Rio podem aproveitar que a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura também constam entre os pontos da lista, para ver se algum facho de claridade finalmente ilumine a cabeça de alguém. Pelo menos, que atente para a conservação do patrimônio carioca. Haja luz!