O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas, recebeu, nesta quarta (30/10), em seu gabinete, na Prefeitura do Rio, a visita de David Hertz e de Nicola Cryczka, fundador e CEO, respectivamente, da Gastromotiva, organização dedicada ao Movimento de Gastronomia Social, com unidades no Rio e no México, e projetos desenvolvidos em El Salvador e na África do Sul. Eles foram conhecer o projeto Hortas Cariocas, com 42 hortas em escolas e favelas, que prevê uma produção, este ano, de 70 toneladas de alimentos. Este projeto acaba de ganhar um prêmio do Pacto Milão, que estimula a criação de programas e sistemas de alimentação segura em outros países.
Os dois programas têm tudo a ver. David Hertz e sua equipe oferecem cursos para profissionalizar jovens carentes na alta gastronomia e serve 100 refeições diárias para população de rua, na Gastromotiva, na Lapa, Centro do Rio. David Hertz, aliás, acaba de voltar de Nova York, condecorado com o prêmio Charles Bronfman, entregue a indivíduo com menos de 50 anos, cujo trabalho humanitário, inovador e orientado pelos valores judaicos tenha contribuído significativamente para o mundo.
“Existe uma sinergia enorme com o DNA do nosso programa Hortas Cariocas e a Gastromotiva. Queremos muito encontrar uma forma de unir os projetos para conseguir fechar um ciclo de produção do alimento até a mesa de refeição, com alta relevância ambiental e social”, comentou o secretário Bernardo Egas. Enquanto estudam elaborar um protocolo de intenções, Hertz fez um convite a Egas para conhecer o Gastromotiva. Será no dia 7 de novembro, quando o próprio Hertz acompanhará o secretário de Meio Ambiente a uma horta para colher legumes e vegetais; depois, os dois seguem para o Gastromotiva onde ambos, junto com outros 15 voluntários, vão servir as mesas. Convite feito, convite aceito.