Com a novela “Bom Sucesso”, da TV Globo, em ótima audiência, os moradores do bairro homônimo aproveitaram a atenção para olhar pela vizinhança. Inspirado pela fé inabalável da protagonista, Paloma (Grazi Massafera), esta semana, o morador Hugo Costa trouxe à tona a discussão sobre a estátua “A Mulher da Luz” (O Crepúsculo), que ficava no centro do chafariz na Praça das Nações, roubada há aproximadamente nove anos, sem perspectiva de ser reencontrada ou substituída com recursos da Secretaria de Conservação.
Com isso, Hugo criou um grupo de debate para colocar uma nova no local de origem; para isso, vai fazer a primeira reunião neste domingo (25/08), no Palácio do Catete, onde tem uma estátua idêntica, e pensar numa maneira de repor a peça, incluindo a ideia de um financiamento coletivo para a construção de uma cópia.
A estátua de ferro fundido foi feita pela Companhia Nacional de Fundição, em 1908, para comemorar o centenário da Abertura dos Portos. Representava, de certa forma, a competição entre uma fundição nacional e as famosas fundições do Val D’Osne, presente em vários monumentos da cidade. O chafariz foi levado para Bonsucesso, em 1936, com a construção de uma estação da Cedae no local.