Acostumados a ver filas e filas de muitos autores conhecidos que lançam livros ali, a fila dessa quinta (29/08) foi para abraçar, beijar e elogiar os irmãos Laura, Marcus e Eduardo Gasparian, donos da livraria, na Rua Dias Ferreira, cujo nome é tão forte que é referência até para turistas: “Em cima da Argumento”, “na quadra da Argumento”, “ao lado da Argumento”. São 40 anos, com carinha de 30 e espírito de 20.
A livraria foi fundada por Dalva e Fernando Gasparian — ela, socióloga, e ele, empresário que tinha acabado de fechar o semanário de oposição ao governo militar, “Opinião”. Com a dificuldade em colocar seus livros da editora “Paz e Terra” nas estantes das principais livrarias devido à ideologia dos seus autores, Fernando buscava uma solução, quando então Dalva teve a ideia: “Por que não abrimos uma livraria?”. Foi assim! Ali, Dalva conheceu autores que voltavam do exílio para ocupar um papel importante na vida nacional.
Um deles foi Fernando Gabeira, que lançou, no mesmo ano, o seu “O que é isso, companheiro”, o primeiro bestseller da Argumento. Nos anos 2000, foi até cenário de duas novelas do dramaturgo Manoel Carlos (“Laços de Família” e “Páginas da Vida”). Na comemoração, foram homenageadas, além de Dalva, mais seis outras mulheres donas de livrarias que completam 40 anos, por exemplo: Kiki Machado, que, juntamente com Aloisio Leite, abriu a Timbre, e Cláudia Amorim, da Malasartes.
A alegria estava ali, no olhar dos anfitriões, uma gente de postura, de entonação suave, que, antes de tudo, valoriza a cultura. E, para comemorar as quatro décadas desse caminho vencido, veio o vinho!