Por que a estampa de xadrez é a cara do inverno? Será que essa ideia vem dos antigos kilts, as famosas saias escocesas?
As mantas antigas também eram todas em xadrez ou de lã em ponto de tranças, outra marca do inverno. Essas estampas geométricas e nas cores verde, vinho e azul sempre nos lembram um clima frio.
E como é gostoso ter essas estampas em almofadas, mantas ou sofá em frente a uma lareira no inverno! Na verdade, não sabemos como todas essas referências se fixaram na nossa memória, determinando sensações. Numa casa de campo ou em frente a uma lareira, essa estampa cria uma atmosfera perfeita. Para viver num ambiente em harmonia com as nossas sensações, é preciso acessar as referências que armazenamos, sejam elas coletivas, sejam individuais.
No entanto, no caso do inverno, o xadrez tradicional pode ser considerado uma referência coletiva já que existem outros tipos que não têm a ver com o inverno, e podemos usá-los em qualquer situação, como o xadrez de duas cores (azul e branco ou vermelho e branco).
O xadrez mistura os tons e colore a casa, assim como na moda. O importante é ter em casa a mesma liberdade com que você se veste.