Para criar uma atmosfera prática, simples e sofisticada ao mesmo tempo, a utilização da pedra é ideal, pois agrega todas essas funções, além de dar o clima atemporal e concretamente forte. A temporalidade de um material como a pedra transforma o ambiente num local sólido e permanente e, por ser natural, soma sempre. Na casa do futuro, materiais brutos e naturais estão sendo substituídos pelo incríveis porcelanatos. Usaremos a madeira por muito tempo, pois ainda teremos áreas de reflorestamento e madeiras de árvores que ficam velhas e precisam dar espaços para outras.
No futuro, é provável que a extração das pedreiras fique mais difícil, já que as explosões são agressivas e prejudicam a natureza. As fábricas de porcelanatos também estão se aprimorando para ser ecologicamente corretas e a aparência cada vez mais parecidas com pedras naturais. Os métodos de fabricação são incríveis e utilizam, por muitas vezes, pó de pedra ou refugo e resíduos de outros materiais resistentes, com resultado final impressionante.
Hoje, o consumo consciente virou uma realidade concreta. Usar materiais em harmonia com o meio ambiente é uma busca e uma verdade para os arquitetos. A pedra natural já foi usada das mais diversas formas e contou sua história pela durabilidade — como nas construções das antigas civilizações, a exemplo das Pirâmides do Egito, ruínas da Itália, Grécia, dos Maias em Tulum, no México etc. Em qualquer estilo, a pedra fosca e natural é linda, soma força e elegância ao projeto!