Enquanto muita gente da moda – alguns bem conhecidos – andam de língua de fora, Cris Barros não sabe o que é isso e abre nova loja no Rio, no Shopping Leblon, nesta terça-feira (12/03); a outra fica no VillageMall (inaugurada em 2013). Desde 2002 no mercado, essa paulista, ex-modelo, vem se expandindo gradativamente: tem oito lojas próprias, cerca de 80 pontos de venda em multimarcas pelo Brasil.
Com mais de 250 funcionários, pode ser considerada um sucesso em tempos de crise. A coleção que vai trazer para as araras é uma homenagem à Gaia, criatura mitológica que simboliza a ligação da mulher com a Terra, “a capacidade de criar algo único e novo”, diz ela; mas Gaia é também o nome da sua filha de 7 meses. O novo espaço tem 200 metros quadrados, projeto com madeira natural, pedras de rio, granito e mármore para dar o toque moderno, contrastando com as peças ultrafemininas de Cris.
A vida vai bem?
A vida vai ótima!
A maternidade ajuda na criatividade?
Para mim, a criatividade flui melhor quando estou bem e feliz; então, de uma certa forma, sim.
Rodrigo Trussardi defende que fazer coleções diferentes para o Rio e SP é o ideal. Você concorda? Por quê?
Não tenho coleções diferentes para o Rio, mas a cidade e as cariocas sempre me inspiraram muito. Minhas férias, quando criança, eram muito frequentes no Rio, já que minha mãe é carioca. Toda a estética da cidade e o estilo de vida dos cariocas sempre me influenciaram muito e, consequentemente, minha peças.
Enquanto muitas lojas fecham, você abre. Mesmo sendo ausente do Rio, sua marca é de grande sucesso na cidade. Qual a explicação?
Como disse, acho que tem muito do Rio nas coleções, e acho que as mulheres se identificam com essa essência. A carioca tem uma estética despretensiosa e leve que eu acho que conversa muito com a minha identidade.
Acredita que atingiu a maturidade profissional?
Sempre busco me reinventar junto com a minha equipe, construindo novos tecidos e me superando nas modelagens. Espero nunca chegar ao ponto de achar que não tenho mais nada para evoluir!
O tempo parece te fazer bem. Alguma dica?
Enxergar a vida de uma forma positiva.
Quais os ídolos da moda e da vida. Em quem se inspira e por quê?
Nunca tive ídolos. Minhas coleções são muito intuitivas, então acabo usando, nas peças, as minhas próprias experiências: viagens, exposições, livros, filmes, amigos e também a troca em equipe, que sempre me enriquece.
Conte mais sobre a nova loja.
A nova loja foi projetada pela minha amiga e arquiteta Carol Maluhy. Usamos muitos elementos naturais, com design contemporâneo – madeira no estado natural, respeitando a sua forma orgânica (trabalhada pelo designer de mobiliário Pedro Petry, um dos precursores na pesquisa e utilização da madeira como linguagem no design), pedras de rio, granito… Tecidos também foram usados para a construção de alguns itens, como pêndulos e luminárias desenvolvidas em base cru pela designer Adriana Yazbeck. Ainda projetamos uma tenda de linho no fundo da loja, para receber especialmente os itens numerados da linha Limited. Lá, já estará disponível a coleção de Inverno 19, intitulada Gaia, figura da mitologia grega que representa a Mãe-Terra.