Está uma comoção, pelo menos em três gerações, a morte do médico Pedro Solberg, de 84 anos, nesta segunda-feira (07/01), no Samaritano, em Botafogo, onde estava em tratamento de um câncer, que começou no duodeno e foi para o fígado. O pediatra, professor, dos mais queridos e competentes – nascido em São Paulo, mas carioca por amor -, cuidou de muitas famílias no Rio. Foi casado a vida toda com Monica Solberg, que dava cursos para grávidas, o que enriquecia ainda mais o trabalho do marido. E são muitos órfaos num Rio comovido de fora a fora. Pedro Solberg deixa quatro filhos.
Confira os depoimentos de alguns que têm uma história com o médico:
Bia Teixeira de Mello (produtora cultural): “Dr Pedro foi meu pediatra a vida toda, além de meu vizinho na Lagoa – um ser humano e médico incrível, além de ótimo em diagnósticos. Fiquei arrasada”;
Isabel Diegues (editora): “Convidei-o para fazer o meu parto, achando que ele nunca ia topar, pois não era mais um garoto pra ficar de alerta para um parto normal. Ele não apenas topou como também foi muito carinhoso. E só nesse momento, na sala de parto, me contou que havia feito o parto da minha mãe (Nara Leão), quando ela teve meu irmão Francisco. Foi emocionante. Um presente no meu parto”;
Marianna Teixeira Soares (agente editorial): “Uma das imagens mais felizes de toda minha vida foi quando o ‘tio’ Pedro pegou meu filho nos braços e o examinou na maternidade. Sinônimo de afeto, de cuidado, meu pediatra querido cuidou de mim e do Tomás desde o nosso nascimento. Era o médico em que eu tinha absoluta confiança, que não envelhecia e era sempre o mesmo ‘tio Pedro’ da minha infância. Quem me conhece bem sabe o quanto era importante para mim. Certamente está sendo recebido no céu com um coro de anjos, o que ele sempre foi em nossas vidas”.
Vanda Klabin (curadora): “A maioria das famílias cariocas tem admiração pelo Pedro, pela forma de conduzir a pediatria infantil – muito talento para lidar com crianças, com ternura e humor inteligente. Pedro criou um diferencial na pediatria infantil, introduzindo novas práticas alimentares e experiências muito importantes na relação pais e filhos. Foi fundamental na minha vida familiar, e tenho imenso amor e gratidão por ele”.