Danny Martin, integrante do Comitê de Direção do grupo LVMH, e Stacie Henderson, estrategista digital, que tem como clientes, Versace e Ferragano, foram os dois convidados internacionais da sétima edição do Rio Moda Discute, ali representado pela diretora Alessandra Marins, nesse sábado (10/11), na Casa Firjan. O tema foi a influência das ruas na moda, com seis palestras sobre o assunto. Alessandra, num vaivém intenso, mas na delicadeza habitual!
“O streetwear tornou-se um negócio internacional de US $300 bilhões que deverá crescer anualmente. Louis Vuitton fez uma parceria com a marca Supreme de skate, em uma colaboração de design. De acordo com a empresa de pesquisa de moda Edited, desde o primeiro trimestre de 2017, o volume de tênis oferecido por marcas de luxo aumentou em 220%”, disse Staciei.
Enquanto Danny afirmou que muita coisa está mudando no sistema da moda, e a influência crescente das ruas tem muito a ver com isso: “Está acabando o tempo em que uma marca de luxo pode pagar 2 milhões de euros por ano a um diretor criativo brilhante que trabalha apenas 15 dias por ano, ao mesmo tempo em que os designers mais seniores, que trabalham para a mesma marca, ganham 150 mil euros no mesmo período por uma quantidade de trabalho 20 vezes maior. Essa conta astronômica precisa ser paga por produtos caríssimos, que acabam vendendo para muito pouca gente. Isso cabe cada vez menos no mundo em que vivemos, onde as pessoas têm senso crítico crescente e querem cada vez mais ser autoras de si mesmas”.
De brasileiros, Beth Nabuco (da FYI), Cristian Rezende (da Cratel 11) e Raphael Ribeiro (da Ca.ce.te) também participaram. Evento lotado, muitos aplausos, energia alta!