O bem-estar é foco na agenda do mundo contemporâneo, mesmo se estamos saudáveis ou não. Na elaboração de um projeto arquitetônico de hospitais, aspectos técnicos e lúdicos buscam essa sensação. Tecnicamente o conforto é garantido pelo avanço tecnológico dos equipamentos. As formas e os materiais são utilizados para humanizar o espaço de forma lúdica e suave. Como elaborar um espaço assim , importante e vital para uma sociedade saudável e justa , sem causar um grande impacto financeiro? Esse é o desafio do futuro.
Assistimos à falência do mundo que conhecíamos e o surgimento de um novo que ainda estamos conhecendo. A sociedade moderna, através das mídias sociais, conecta e exige a participação de todos nas decisões importantes para a comunidade. Não será diferente na elaboração de projetos que buscam o bem comum. O novo estilo de vida participativa e, conectada, leva cada vez mais gente a repensar novos hábitos em busca de um mundo melhor para todos.
Quanto maior a participação, mais humano e melhor fica um projeto arquitetônico. Os hospitais do futuro poderão ter um fundo permanente e participativo da sociedade. Um fundo interativo dos vários setores da sociedade, financeiro, médico, arquitetônico etc … Poderão dar a esses espaços públicos um novo jeito de serem elaborados e criados. Queremos e precisamos de uma nova política pública.
Não adianta continuar a cobrar se continuarmos presos a antigos modelos funcionais e ultrapassados. Os hospitais precisam ser adaptados a esse novo jeito de pensar. Queremos uma nova forma de cuidar da saúde da sociedade mas ainda continuamos presos às antigas instituições e cobranças. O avanço tecnológico, tanto na área médica quanto na arquitetônica, tornam cada vez mais necessário um novo modelo para os hospitais. Não podemos esquecer da importância da saúde e do bem estar, mas falamos pouco sobre a importância da participação da sociedade na elaboração de hospitais. Cuidar da saúde da comunidade interessa a todos. Vivemos um momento de transição do mundo que conhecemos e podemos aproveitar isso e mudar nosso olhar. Saúde e bem estar constroem uma sociedade feliz!