Teatro é texto, ator, narrativa, riso, lágrimas, emoção. Teatro se faz em qualquer palco. arena, tradicional, clube, igreja, sindicato, embaixo de árvores. É exatamente esse o trabalho da Rede Baixada em Cena – formada por 16 coletivos da Baixada Fluminense – que se apresenta há décadas por toda essa região, onde dá, quando pode. Com todo o talento, esforço e perseverança.
Entre os dias 13 e 17 de agosto, a Rede Baixada em Cena realiza a sua quarta mostra no Rio, em parceria com o Festival Integrado da Unirio (Fitu), no Centro de Letras e Artes da Unirio. A Mostra Baixada em Cena integra o festival na edição que tem como tema “Teatro e Periferia”. Além de espetáculos, a mostra também conta com uma performance e um sarau
“É importante ocupar os espaços, sobretudo um espaço universitário com a importância da UniRio, o mais importante centro de formação para o teatro do Rio de Janeiro. Além do intercâmbio, proporciona à Rede a oportunidade de debater o acesso a esse espaço e apresentar a alunos da instituição, que fica na zona sul carioca, e moram na Baixada a mobilização que acontece em sua região e sua potência artística e cultural”, diz Leandro Sant’Anna, um dos fundadores do movimento.
A programação é extensa e começa com força com Leandro Santanna, ator de Queimados, indicado este ano, na categoria de melhor ator, na 31º Prêmio Shell de Teatro, com o espetáculo “Lima entre nós – estudo compartilhado a obra de Lima Barreto”.
Serviço:
Mostra Baixada em Cena no Fitu 2018
Data: 13 a 17 de agosto
Local: Escola de Teatro da Unirio (Av. Pasteur, 436 – Fundos, Urca)
Entrada Gratuita