Oskar Metsavaht lançou, nessa quinta-feira (09/08), o documentário “A.S.A.P. | as sustainable as possible, as soon as possible |” no Instituto Moreira Salles, na Gávea, sobre a história, visão e inspiração da Osklen, além dos trabalhos em conjunto com o Instituo-e. Desde 1988, a grife carioca é conhecida pelo compromisso com a preservação de recursos naturais e uso de materiais alternativos. Em 20 minutos de filme, com direção de Victoria Visco Mendonça e Marcelo Lince e narração do ator Juliano Cazarré, acompanha todo o funcionamento da produção da marca. Para Oskar, o mais surpreendente e o motivo de documentar tudo foram os números de um estudo feito pela COPPEAD – UFRJ durante 10 anos, em que mostra o aumento geométrico do uso de alternativas sustentáveis pela grife.
“Os números foram surpreendentes pra eles e para nós. Somos uma empresa fora da curva. Agora vamos fazer um livro com esses dados nunca divulgados antes, e eles vão levar para o INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas), Harvard e outros lugares para divulgar o trabalho”, conta o empresário, que também fez o filme para deixar registrado o pioneirismo. “Não vou ser atropelado pelas marcas oportunistas; por isso lançamos nossa história. Tiramos do zero comunidades do meio da Amazônia, do morro do Alemão, outra de São Gonçalo muito pobre, de uma região totalmente esquecida pelo município, pelo estado. O importante é elevar a autoestima dessas trabalhadoras e depois mostrarmos o resultado: um acessório na vitrine do MoMA ou uma bolsa feita de couro de pirarucu usada pela Madonna, Carla Bruni e Gisele Bündchen.”