Existe uma nova ordem mundial – ela se chama compartilhar. O que as sangrentas revoluções comunistas tentaram fazer a ferro e fogo, hoje, o mundo moderno caminha de forma charmosa calma e criativa para o compartilhamento das cooperativas. Quem poderia imaginar, algum tempo atrás, trabalhar em conjunto, com salas separadas apenas por vidros, dividindo banheiros, salas de reunião com profissionais de diversas áreas? E que isso, ao contrário de uma situação de inferioridade, seria considerado altamente moderno e elegante?
Ser contemporâneo é estar antenado às novas ideias e aos movimentos do mundo. Já vimos o que acontece com quem não aceita a rapidez da modernidade: você vira analfabeto em tecnologia. O escritório compartilhado, “co-office”, e o morar compartilhado, “coliving“, são o futuro, não há dúvida.
Como funciona o escritório compartilhado: várias salas de diferentes tamanhos com um estar, um bar, cafeteria, restaurantes comunitários e salas de reunião, que podem ser usadas por todos em horários previamente reservados. Existem também, nesses espaços corporativos, salas de encontro em terraços ou de estar para que todos possam reunir-se depois do trabalho, para uma happy hour, música ao vivo etc. Enfim, tudo supercharmoso para que você também se sinta fazendo parte de uma rede de conhecimento. E tudo bem democrático; se você prefere o anonimato, por exemplo, não precisa participar e pode ter divisões opacas na sua sala.
O importante é estar conectado a essa grande rede de pessoas mesmo que seja apenas no endereço. Essa nova ordem no mundo vai mudando, aos poucos, toda uma geração. A arquitetura será o grande agente transformador desse novo conceito de vida. O morar compartilhado segue a mesma forma, mas também democraticamente existem as situações em que o morador poderá ter toda essa rede de conforto e ainda morar num apartamento sem compartilhamento – apenas o elevador e o que ele quiser usar dos espaços comunitários. Essa nova forma de viver significa liberdade com companhia. Facilidades com democracia e, principalmente, conforto ao alcance de todos. Com charme e elegância o mundo caminha para uma nova forma de viver e conviver.