numero:✓ Evitar redes sociais no fim de semana – para quem pode e não gosta de ver hostilidade. Já dá pra perceber que deve continuar, com a (talvez) prisão do ex-presidente Lula. E de ambos os lados.
numero:✓ Três shows para quebrar a cabeça ao decidir em qual ir: Lulu Santos apresenta-se nesta sexta-feira (06/04) e sábado (07/04), com nova turnê no Vivo Rio – e com camarote da marca Fred Perry (de Maurício Saade); Bebel Gilberto, também nesta sexta e sábado, no Clube Manouche, que acaba de ser inaugurado no Jockey; Simone e Ivan Lins cantam juntos no Km de Vantagens Hall, na Barra, neste sábado (07/04).
numero:✓ Para começar o fim de semana, que tal uma pipoca para sentar em frente à TV e assistir à novela política brasileira, cujo ator principal não tem diretor, faz o que quer? Caso não esteja a fim, pipoca também pode ser em frente à tela do cinema mesmo. Neste fim de semana, com boas críticas, aqui vão algumas sugestões: “Uma temporada na França”, sobre imigrantes e refugiados; “Um lugar silencioso”, sobre uma família obrigada a viver no silêncio, depois de criaturas misteriosas dizimarem a humanidade; “Com amor, Simon”, sobre adolescentes em crise, suicídio e bullying. Certamente, todos mais leves do que a nossa realidade.
numero:✓ Para refletir: nestes tempos em que tudo é tão corrido, há quem ache a ejaculação precoce quase uma bênção, e, ainda, os que sonham.
numero:✓ Mãe, vó, filho, periquito e papagaio: alguns programinhas para toda a família. O musical circense “Terra Oca”, com muita arte, acontece neste sábado e domingo (7 e 8/04), na Quinta da Boa Vista. com espetáculo às 15h e 17h. No Teatro Eva Herz, a Cia. Cerne apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Era uma vez um tirano”, neste sábado (07/04).
numero:✓ Quer música de qualidade? Então toma: que tal um espetáculo regido pelo maestro Isaac Karabtchevsky? Neste sábado (07/04) e domingo (08/04), no Teatro Bradesco, no Village Mall, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta a “Arca Sinfônica”, inspirada no clássico disco infantil “Arca de Noé”. Ingressos aqui!
numero:✓ Outra opção incrível é a homenagem da Orquestra Sinfônica Brasileira aos 150 de morte do compositor italiano Gioachino Rossini. O espetáculo, na Sala Cecília Meireles, na Lapa, neste sábado (07/04), é regido pelo maestro Ricardo Rocha.
numero:✓ As comemorações do aniversário de Cazuza (que teria feito 60 anos na última quarta-feira) não acabaram. Neste sábado (07/04), o bistrô Santa Satisfação, no Leblon, vai fazer um evento pós-praia (se o clima permitir) em homenagem ao compositor: um cardápio especial em que parte do valor da consumação será doado para a Sociedade Viva Cazuza, dirigida por Lucinha Araújo. No mais, Zeh Pretim no som, tocando músicas do eterno “exagerado”.
numero:✓ No palco tem Maitê Proença, que estreou no Teatro XP Investimentos, com a peça “Mulher de Bath”, sucesso em vários estados. A atriz está no papel de uma inglesa sem papas na língua. Ingressos quase esgotados – aqui!
numero:✓ Encerramos os programas culturais com uma bela sugestão: o Ballet du Capitole de Toulouse. A companhia abriu sessão extra neste sábado (07/04), no Theatro Municipal, às 15h. Em homenagem ao bailarino e coreógrafo Rudolf Nureyev (morto em 1993), o espetáculo “Nos passos de Nureyev” conta com 35 bailarinos de 12 nacionalidades. Ingressos e mais informações aqui!
numero:✓ E como rola no WhatsApp: o Brasil pode estar, sim, mudando, embora alguns digam que tudo continua na mesma. A maioria dos brasileiros sabe de cor os nomes dos 11 ministros do STF; já dos 11 jogadores da Seleção Brasileira a maioria não tem ideia. Isso em ano de Copa do Mundo!
Ilustração: Edgar Moura