Antônio Paulo Pitanguy Müller comemorou sua aprovação como especialista na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com almoço em Angra, na Ilha do Pitanguy (o nome oficial é Ilha dos Porcos Grandes), mas todos a conhecem mesmo é pelo nome do seu avô, Ivo Pitanguy, cuja presença sempre foi muito forte na vida do neto, ao ponto de ele ter escolhido a mesma profissão e especialidade.
Chamada por muitos de “paraíso”, foi cuidada pessoalmente, por décadas, pelo cirurgião plástico, e tudo está mantido exatamente como ele deixou. Talvez, à vista, só uma mudança: um filhote de tubarão, que parece mandar em todo mundo no aquário – uma das paixões do médico, cujas cinzas foram jogadas ali.
Voltando ao presente, foi um dia de céu azul esplendoroso para os 70 convidados, vindos de várias cidades, como São Paulo, Porto Alegre, Goiânia. Gisela Pitanguy, a mãe do homenageado, que organizou tudo, acertou na escolha do churrasqueiro Erasmo Carlos, das mesas próximas ao mar, nas caipirinhas, nas sobremesas espetaculares – uma delas, a tradicional banana caramelada, da própria ilha. Porém, a parte de chegarem todos, digamos, batizados, pelo mar batido, não foi dela – foi mesmo assunto de Iemanjá -, molhando os figurinos das várias médicas lindas. Outros, como Lucinha Araújo e Gilberto Buffara, vieram em seus próprios barcos.
Perguntado a razão de escolher a ilha, Antônio respondeu: “Porque foi um lugar onde passei ótimos momentos. Aqui, meu avô sempre recebeu pessoas queridas, o lugar ideal para comemorar”. A festa foi até o anoitecer – noite de lua, que fique claro. Veja as fotos de Cristina Granato.