O clima de Natal tomou conta de Paris – já começamos a ver a decoração natalina pela cidade, como nas vitrines das lojas de departamentos: o Le Printemps, Les Galeries Lafayette, Le Bon Marché e BHV.
A cada ano, as lojas têm surpreendido com a qualidade e sofisticação das decorações apresentadas. Centenas de marionetes em movimento, objetos de desejos das marcas de luxo internacionais – isso tudo criando uma historinha de Natal que encanta a criançada.
Todas ficam maravilhosas, mas as da loja Printemps são deslumbrantes. Para a inauguração deste ano, a convidada foi a atriz Nicole Kidman em uma cerimônia com pompa e circunstância.
Os sonhos de Natal criados nas vitrines do Printemps é assinado pelo responsável artístico da loja, David Molière, e o marionetista Jean-Claude Dehix .
Bravo!
————————————————————————————————————————————
Na semana passada, aconteceu para a imprensa e convidados a apresentação da 22ª edição do Sapins de Noël des Créateurs, em Paris. São as árvores de Natal solidárias criadas por vários estilistas em Paris: Jean–Paul Gaultier, Chantal Thomas, Chanel, Vuitton… Todo o beneficio das vendas vai para a Fondation AVEC, para a pesquisa da cura do câncer.
Árvores de Natal assinadas para fazer o bem.
Bacanérrimo!
————————————————————————————————————————————
Por questões de segurança, a Prefeitura de Paris decidiu anular, pela primeira vez, o marché de Noël da Champs Elysées. Por isso, os outros marchés de Noël da cidade ganharam mais visibilidade.
Selecionei dois ótimos para seu passeio de fim de ano na cidade.
O lindo marché de Noël do Hotel National dos Invalides criou um pequeno village, todo iluminado e com vários stands cheio de delícias e souvenirs de Noël. Com esse passeio, você aproveita pra conhecer um dos grandes monumentos da cidade.
De 15 a 31 de novembro
Hotel National des Invalides – 75007 – Paris
O outro é o marché de Noel do Palais de Congrés, supercharmoso, cheio de presentinhos para crianças, e toda a renda vai para a Associação que cuida de crianças com problemas cardíacos.
Palais de Congres
Place de la Porte Maillot – 75017 – Paris
————————————————————————————————————————————
Nesta semana, também foram apresentadas à imprensa as famosas e tradicionais bûche de Noel, das grandes patisseries parisienses, dentre elas, Fauchon, Ladurée, Angelina, Pierre Hermé, Hugo & Victor, etc.
Uma tradição que começou no início do século XX, que inicialmente era feita com recheio de pasta de amêndoa, com o passar dos anos, tornou-se uma verdadeira paixão e ganhou novas versões, com formas inusitadas e novos recheios de frutas e chocolate.
Sem dúvida, um grande momento de criatividade para as patisseries francesas, que fizeram de um bolo recheado no início, uma sobremesa supersofisticada.
De dar água na boca!
————————————————————————————————————————————
A exposição das bailarinas da alta joalheria da Van Cleef & Arpels, em Paris, é linda, de excelência, graça e poesia.
Foi em 1940, em NY que as primeiras bailarinas da maison começaram a aparecer – uma ideia de Louis Arpels, amante de balés e óperas, com inspiração nas bailarinas de Degas. Criaram peças raras e superprocuradas por grandes colecionadores.
Algumas dessas maravilhosas peças estão expostas na loja de Paris, uma técnica impressionante nos plissados das saias, encrustadas de pedras preciosas imitando, com perfeição, os volumes e texturas os figurinos dos grandes balés.
Uma das bailarinas mais impressionantes da exposição (tem também croquis de arquivo) é a espanhola com a saia toda em diamantes, com detalhes em esmeraldas.
Exposition Précieuses Ballerines
Até 1à de janeiro/2018
Van Cleef & Arels
2à Place Vendome – 75001 – Paris
————————————————————————————————————————————
Visite também parisporpaulopereira.com
Beijos,