O Musée Maillol, em Paris, expõe pela primeira vez mais de 60 peças da coleção pop art, do Museu Whitney. Ali, trabalhos de grandes artistas do gênero, como: Robert Raushenberg, Jasper Johns, os quadros monumentais de Claes Oldenburg, Tom Wesselmann, James Rosenquist e Alex Katz, passando pela serigrafias de Andy Warhol, as pinturas de Jim Dine e Roy Linschenstein. Uma viagem na diversidade da arte americana no início dos anos 60 até o final dos anos 70.
Iniciada pela célebre escultora e mecena Gertrude Vanderbilt Whitney (1875-1942), a coleção do Whitney Museum of American Art, de Nova York, é uma verdadeira antologia da arte americana do séc. XX.
A coleção é composta de peças importantes do Pop Art, pinturas, esculturas e impressões.
Pop Art Icons that matter collection du Whitney Museum of American Art
Musée Maillol
Até 21 dez janeiro/2018
61, Rue de Grenelle – 75007 – Paris
————————————————————————————————————————————
Na semana passada, aconteceu em Paris, no Grand Palais, a “Paris Photo”, feira internacional de fotografia, com galerias de vários países. Para a ocasião, o Hotel La Reserve organizou um coquetel para os fotógrafos brasileiros, onde foi apresentado o projeto “Iandé – La Photographie Brésilienne à Paris“, uma iniciativa para divulgar o trabalho de fotógrafos brasileiros na França, tudo idealizado por Gláucia Nogueira e Isabel Brossolette Branco.
Estiveram no evento: o curador João Kulcsár; os fotógrafos Joaquim Paiva, Felipe Abreu, André Penteado, Andrea Eichenberger, Lucas Lenci, Luciana Petrelli, Rosa Gauditano, Ana Stuwart, Eugênio Sávio, do Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes; Angela Berlinde, do Museu da Fotografia. Todos foram recebidos pelo novo CEO dos hotéis La Réserve, Jean-Luc Naret.
Noite de confraternização e projetos.
————————————————————————————————————————————
Quem lançou livro em Paris, na última semana, foi a artista plástica brasileira Beatriz Milhazes, na Taschen, com apresentação de Marlene Taschen e o curador do Centro Pompidou, Fréderic Paul.
É uma edição especial numerada, de 100 exemplares, com mais de 280 trabalhos de épocas diferentes, e com várias técnicas. Um lindo livro com serigrafia em 34 cores diferentes, que testemunham sua exploração de formas geométricas impressionantes, que fizeram o sucesso de seu trabalho.
Beatriz foi apresentada ao público francês pela primeira vez com uma instalação na Fondation Cartier, em 2009.
Bravo!
————————————————————————————————————————————
Dentre as inúmeras fotos apresentadas na “Paris Photo no Grand Palais“, na semana passada, algumas chamaram bem a atenção do público presente na feira, como estas acima, de grandes fotógrafos internacionais que sempre colaboraram com a Vogue Paris.
Do erotismo chique de Guy Bourdin ao classicismo burguês de Horst P. Horst, passando pela arte do portrait do grande Richard Avedon, verdadeiras legendas da fotografia de ontem e sempre.
————————————————————————————————————————————
Não poderia deixar de dar esta ótima dica aos meus queridos leitores: onde comer uma ótima pizza com ótimo preço e em ótimas companhias?
O novo restaurante da rede Big Mamma, em Paris, o Popolare. Um bar enorme com ótimos drinks no restaurante, pizzas deliciosas a partir de 5 euros, em um ambiente bacanérrimo, com muita gente linda e jovem. Nos fins de semana, o segundo andar se transforma em uma boate pra dançar.
Mas tem que ter paciência para entrar, porque a fila é enorme tanto pro almoço como pro jantar.
Vale muito a pena visitar; vocês vão adorar o conceito!
111 rue Réaumur, 75002 Paris
————————————————————————————————————————————
Visite também parisporpaulopereira.com
Beijos,
numero:! Prezados leitores, a partir desta segunda-feira (20/11), as colunas vão ser publicadas às 10h da manhã.