“Eu tenho um tufão nos quadris”. Essa poderia ser a auto-definição de Ney Matogrosso. Uma voz extraordinária, uma escolha de repertório impecável e um performer como poucos fazem de Ney um artista único, inimitável no cenário da música brasileira. Esse espírito inovador, talentoso, essa capacidade de empatia com qualquer plateia são o centro do espetáculo Puro Ney, uma peça-concerto que reencena os melhores momentos do cantor.
Cantores-atores Soraya Ravenle e Marcos Sacramento apresentam 24 canções do repertório de Ney com a pegada de atores, dando novos significados às letras, transformando muitas dessas em monólogos, diálogos ao mesmo tempo em que se vê o próprio Ney nas projeções especialmente gravadas, que funcionam como texto, iluminam textos, esclarecem sentidos e avivam o espírito que já passa de 4 décadas.
“Ney canta de tudo, sem preconceito de gênero: ele vai de frevos, xotes, toadas e sambas até o rock e o pop, atravessando todo o frondoso território da MPB. Escolher apenas 24 músicas para ‘Puro Ney’ foi um desafio”, conta Luís Filipe de Lima, responsável pelo roteiro, direção geral, arranjos e direção musical do espetáculo.
Soraya e Marcos aceleram na interpretação que é ótima, posto que não se constitui nem em paródia e muito menos em imitação. São 90 minutos de lembranças individuais e coletivas, de repensar o que foi, em plena ditadura, um jovem magrinho, com um timbre de voz único, aparecer seminu, fantasias delirantes, maquiagem. Ah! e com aquele remexer tão único, meio brasileiro, meio elvis. Puro Ney é um tufão de bons momentos.
Serviço:
Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea
Terças, Quartas e Quintas-feiras às 20h30