Rita Wainer está de volta ao Rio, depois de ter pintado dois murais na França. A ex-estilista, que desde 2010 se dedica às artes plásticas, está numa fase de grandes formatos e de arte urbana. O primeiro trabalho foi um painel para as Olimpíadas, na Zona Portuária, perto do Museu do Amanhã.
Na França, em parceria com a Air France, a paulistana pintou sobre a saudade, sobre o amor à distância, primeiro numa rua perto da Place de la République. Escreveu na parede a mesma frase, em português e francês: “A distância é uma invenção dos homens. A gente tem asa. A gente é bicho”. O segundo trabalho foi numa cidade pequena no Sul, La Seyne-sur-Mer. “Eu pinto e vou embora, mas a preocupação é grande com as pessoas que vão ficar com o grafite. A interação foi muito boa: ganhei um saco de croissants, presentes, as crianças se aproximavam…”.
Em São Paulo, Rita também pintou, este ano, a lateral de 50m² num prédio na Praça Roosevelt e fez um grafite no Beco do Batman. No Rio, será dela a fachada de um bar no Arpoador, a que Rita vai transformar com seus desenhos dia 1º de outubro.