No despertar do ser, é imprescindível o desenvolvimento de três características indispensáveis à sua meta de realização, individual e integrada:
1- Atenção, para que, livre da hipnose do automatismo, cada um possa dar o melhor de si, colocando a energia do prazer em todas as suas ações.
2- Esforço, na superação das crenças limitadoras e no desenvolvimento do músculo emocional, freio das nossas ações impensadas, pondo a compreensão no lugar do julgamento.
3- Responsabilidade sobre todas as ações e seus resultados para, livre da culpa, usar os erros como mecanismo de aprendizado, evitando as repetições e suas consequências desastrosas.
O nosso papel na Era do Ser é contribuir saudavelmente para a descoberta e para a valorização do indivíduo dentro do todo, criando uma nova cultura de avaliação num programa de desenvolvimento em que a exploração do potencial individual seja o objetivo principal. A filosofia comportamental leva o homem a voltar-se para si próprio, sabendo que, em seu interior, estarão todas as respostas e soluções para o todo.