Começou nessa quinta (27/04), na Casa de Cultura Laura Alvim, o evento “Re-ver Ipanema”, uma série de debates com entrada livre que tem o apoio da TV Globo e a cooperação da Unesco.
Oskar Metsavaht, do Instituto E, André Dias, diretor de projetos especiais da TV Globo, e Renata Monteiro, da Laura Alvim, fizeram a abertura da programação, sobre o tema “Ipanema, suas histórias e legados”. O escritor Ruy Castro, Deise Carvalho, da Associação dos Moradores do Cantagalo, o jornalista Carlos Leonam e Sidney Silva, do Museu da Favela, participaram do debate.
Sidney conquistou a plateia com suas histórias: “Com 10 anos, eu carregava bolsa de madame na feira e entrava até na casa delas, hoje se a gente chega perto, acho que bate um laser e a gente se desintegra”, contou. Sidney falou, também, sobre seus projetos no Museu da Favela, suas viagens e experiências com estrangeiros na favela. “Quando o gringo chega na favela, eles sentem a mesma vivência que veem nos vilarejos lá de fora”. Ele ainda terminou com um convite para o público: “Se vocês têm medo de subir no morro, vem com a gente, eu quero mostrar o Cantagalo legal para vocês”. O próximo debate vai ser terça (02/5), sobre “Ipanema, modos de ser, modos de estar”, às 19h.