Não precisa ser dia de folia para a Esquina 111 estar fervida. As mesas na calçada são o maior charme, e o ambiente é agradabilíssimo, normalmente com ótimas músicas e, com sorte, DJs ao vivo. A volta do chef Fábio Battistella ao recinto recolocou a casa nos eixos. Pratos e petiscos muito bem elaborados com poucas opções (mas estão lá) vegetarianas, sobremesas irresistíveis e drinks, idem. Sou bastante purista nas minhas escolhas gastronômicas; por isso, não me divirto muito com os drinks (abro algumas exceçōes para os clássicos), mas os de lá são de entornar a taça.
Começamos bem: o ceviche e o bolinho de risoto com açafrão e carne-seca são sensacionais. O ragu de cogumelos com purê de baroa, apesar de muito bem temperado, poderia estar mais generoso na quantidade de ragu em relação à baroa, e o potinho poderia ser menor também (digo isso para evitar sobras). Acertaram no tamanho do corte do salmão do tartar, levemente picante, acompanhado de sour cream, mas eu colocaria um toque extra de azeite. O pastel de camarão com catupiri dispensa qualquer tipo de molho e, com uma clássica pimenta da casa ou tabasco, vai bem.
Os sanduíches são todos fantásticos, a começar pelo de atum com cheddar no pão petrópolis. Absurdo! Os hambúrgueres são todos incríveis – saí de lá deprimida por não ter experimentado todos. E o minipolpetone – está normalmente entre os pratos que nunca peço – é de outro mundo, ou melhor, essa “bola” de carne de peito com alcatra recheada com queijo muçarela irresistivelmente derretido e molho de tomate me teletransportou sem escalas ao tradicional restaurante Jardim de Napoli, em São Paulo.
Na minha opinião, as batatas rústicas estavam ligeiramente secas, mas o suave aioli – feito com alhos assados que acompanham o prato – compensa generosamente. Provei e aprovei a cerveja Praya, feita com malte, trigo, aveia, limão siciliano e coentro. Entretanto, tanto essa como as outras poderiam estar mais geladas. Quanto ao serviço, ainda não está impecável, mas procure o Vini e chame o chef Bruno Duca para elogiar. Está merecendo.
DROPS INFORMATIVOS
Tel.: 21 3256-9375
Rua Maria Quitéria, 111, Ipanema, Rio de Janeiro