A Biblioteca Nationale Richelieu, em Paris, está de cara nova, depois de uma renovação que começou em 2001. A biblioteca abre suas portas para os estudantes e os amantes de literatura. E várias novidades estão no novo programa do espaço, campus dedicado à historia da arte e da cultura, passeios guiados para descobrir o patrimônio, e o acervo de preciosas coleções de manuscrito, fotos e medalhas antigas. Os eventos portas abertas acontecem todo final de semana. Um verdadeiro tesouro do patrimônio histórico da cidade.
Bibliothèque Richelieu
58 Rue de Richelieu, 75002 Paris
————————————————————————————————————————————-
Começou em Paris o famoso festival “Circulations”, o festival que lança jovens fotógrafos de toda a Europa. As imagens são quase sempre o resultado de uma viagem interior, ou mesmo de viagens feitas pelos participantes. Alguns mostram seus países, uma forma de matar as saudades como o chinês Kwei Zih, ou como Fréderique Bertin, que mostra um pouco dos lugares por onde viajou. Um grande momento da fotografia europeia.
Festival Circulations
Até 05/03/17
104, Cent-Quatre – 75019 – Paris
Fotos Pauline Dumonteil
————————————————————————————————————————————-
Uma pergunta muito frequente durante minhas férias no Brasil, é como a França gerencia esta chegada enorme de imigrantes no país. Uma questão extremamente delicada, mas a França tenta de uma forma objetiva resolver por partes esse problema. Um exemplo de uma das soluções são os albergues criados próximo de Paris para receber famílias de refugiados. O centro de recebimento de famílias de imigrantes foi inaugurado este mês e e composto de várias residências moduláveis em madeira e módulos, como ilhas que podem abrigar mais de 400 famílias.
A segunda e terceira partes do projeto serão inauguradas em fevereiro e março. Um grande número de voluntários da saúde, frequentam o albergue dando consultas e orientações aos imigrantes, médicos pediatras do Medecins du mondo, ginecologistas Sans Frontieres, professores entre outros. Uma equipe de 83 funcionários entre eles alguns imigrantes garantem a manutenção e organização do lugar. Uma bela iniciativa para os mais necessitados.
————————————————————————————————————————————-
A torre Eiffel não se iluminou na noite de 30/01, desta vez, o motivo foi em homenagem às vítimas da fuzilada no Quebec, Canadá.
————————————————————————————————————————————-
Você quer um ótimo endereço em Paris para um café da manhã delicioso? Então tem que ir ao Clint. Uma simpática cantina-épicerie, decoração estilo escandinavo, é considerada uma das melhores cantinas pra o bom café da manha. O chefe responsável, Romain, ex-du Royal Monceau e o patissiére Maud, preparam pancakes de frutas frescas com sirop d’érabe, ovos noruegueses, vários tipos de chá e sucos de frutas e geleias deliciosos. Vale a pena conhecer, e não e caro!
Clint
174, rue de la Roquette, 75011
————————————————————————————————————————————-
Visite também parisporpaulopereira.com