Fundadora do Projeto Uerê, que utiliza um método de ensino dirigido para crianças com bloqueios de aprendizagem e emocionais, Yvonne Bezerra de Mello lança, neste domingo (04/12), às 17h, na Argumento do Leblon, o livro “Aprender para viver, viver para aprender”. “É um livro de compreensão muito fácil, para ser lido por professores, educadores e também pelas mães – o número de crianças com déficit de atenção é enorme”, diz Yvonne, que direcionou o método para atender crianças vítimas de traumas e violência.
A educadora ficou conhecida durante a Chacina da Candelária, quando protegeu os menores sobreviventes. Em seguida, ela começou a dar aulas sob o Viaduto de São Cristóvão; em 1998, a escola Coqueirinho se transformou no projeto Uerê, que hoje funciona na Baixa do Sapateiro, no Complexo da Maré.
Yvonne é da opinião que as crianças do Rio, de todas as camadas sociais, vivem amedrontadas. “As que moram nas comunidades estão mais próximas da violência física, dos tiroteios, mas as outras também vivem com medo de sair e ter o tênis roubado, o celular, todas estão ficando muito presas”, conta. “O resultado são crianças agressivas ou apáticas”, diz.