Com o seu nome anunciado, nesta terça-feira (20/12), pelo prefeito eleito Marcelo Crivella como o novo secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin usou sua página do Facebook para dar um recado. Ele escreveu: “Pessoal, muita gente surpresa com a minha indicação para a Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. O mais surpreso de todos sou eu mesmo. Não fiz nenhuma articulação para isso, não procurei ninguém, nem mesmo o prefeito eleito. Não estou filiado a nenhum partido, não chefio nenhum grupo e não tenho ambições políticas. Sou apenas um cidadão”.
Cientista político e editor – dono da Contraponto Editora – Cesar já foi mais que um simples cidadão. Guerrilheiro na época da ditadura, foi um dos fundadores do PT e coordenou a campanha de Lula em 1989. Depois, se desiludiu com o PT e também com o PSOL, em seguida à sua participação como vice na chapa da então senadora Heloísa Helena à presidência da República, em 2006.
Ainda no seu comunicado, Cesar explica: “É uma nomeação que não envolve nenhuma barganha. Poderei montar minha equipe (pequena, pois me parece importante ouvir e prestigiar os funcionários de carreira), sem compromissos com a pequena política”. Tomara que consiga.