Vai ter um toque bastante feminino a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que nesta edição, de 20 a 28 de janeiro, homenageia as atrizes Helena Ignez e Leandra Leal por suas atividades variadas no cinema nacional, como atrizes, produtoras e diretoras. Leandra, com 34 anos de idade, comemora 20 anos de cinema em 2017 e sua estreia na direção, este ano, com o documentário “Divinas Divas”.
Helena Ignez é musa dos cinéfilos e está na ativa desde os anos 60 – o último filme que ela dirigiu, “Ralé”, entrou em cartaz este ano, com Ney Matogrosso no papel principal. Além disso, foi mulher de Glauber Rocha, de Júlio Bressane e de Rogério Sganzerla. As duas vão receber o troféu Barroco na sexta (20/01) e ficam na cidade mineira no fim de semana, para o debate “O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal”. Helena também passa a dar nome a um troféu que vai destacar a criação feminina, nos longas ou nos curtas.
Outra atração da mostra de Tiradentes são as oficinas gratuitas, com 240 vagas. A mais concorrida costuma ser a do cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, que ensina a produzir e fazer um curta em sete dias. As inscrições para as oficinas estão abertas no site www.mostratiradentes.com.br até 5 de janeiro.