Existe um novo dilema nos tempos contemporâneos: o que faz a pessoa quando entra na chamada Terceira Idade? Cheia de energia, vontade, com planos, um futuro que ainda aparece risonho de repente vem alguém, um fato que diz: Pare agora! Repense. Esse é o centro de Mulheres em AutoAjuda, monólogo com Rosane Gofman.
O texto e direção de Paulo Fontenelle, diretor de comédias, é construído a partir do relato das vivências da própria atriz. Seu cotidiano, seus relacionamentos, seus impasses. A ação começa com o marido da personagem Rosane/Rosane dizendo que ela deve procurar um grupo de autoajuda. E a peça nada mais é do o primeiro relato de Rosane no grupo.
“A presença do Paulo foi importante na construção desse processo. Ele foi me mostrando aos poucos o que renderia.. Eu dava umas dicas mais reais e fomos em frente – conta Rosane, citando momentos que considera mais engraçados no monólogo: – Tem vários! Os cachorros, a preguiça, a cama king size…”
A direção e o texto de Paulo Fontenele mostram o conhecimento dessa coisa misteriosa chamada alma que se reflete na interpretação de Rosane. A comicidade vem na medida certa e acentua aquilo que, sem o necessário bom humor, se transformaria em tragédia. E mais, quem bem humorado precisa de ajuda?
Serviço:
Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea
Terças às 21 horas