Nelson Motta, autor do livro “101 canções que tocaram o Brasil”, do selo Estação Brasil, da editora Sextante, fez uma noite de lançamento bem diferente, nessa quinta-feira (03/11): na casa noturna Flashback, em Ipanema, não tinha fila alguma – que alívio! Enquanto os convidados provavam comidinhas do chef Pierre Landry, Motta ia de grupo em grupo, conversando e autografando.
Para eleger as músicas que entrariam no livro, o autor pesquisou várias listas de 100 e 50 melhores, publicadas em revistas especializadas e jornais. Autor de mais de 300 canções, o escritor elegeu duas para entrar na lista: “Dancing Days” e “Como Uma Onda”, composta em parceria com o Lulu Santos.
Os critérios não se basearam nas melhores músicas da MPB, mas nas mais populares e originais. Por isso, o livro vem até com um bônus track: no final, Motta cita resumidamente mais 100 músicas, tão boas quanto as outras. A trilha sonora da Flashback, aliás, foi feita em cima do livro, que teve colaboração do jornalista Antônio Carlos Miguel. Se for no perfil das crônicas do Nelsinho, como no jornal O Globo, só pode ser o máximo. Veja fotos na Galeria.