Ter uma fonte em casa encanta e embeleza qualquer jardim, pátio ou interior de uma casa. Além da água, que já agrega um valor incrível, o som provocado pelo movimento na fonte é incrivelmente relaxante. Poder usar a água como um elemento a mais na arquitetura é um privilégio para nós, arquitetos.
Espelho d’água, lago, fontes ou fluxos de água, tudo isso provoca, no conjunto arquitetônico, uma harmonia a mais no resultado final de um projeto. Nos espaços urbanos reduzidos, por situações óbvias, a fonte nos pequenos jardins garante esse charme e privilégio de ouvir o som da água.
Usando sempre as bombas de reaproveitamento da água, uma fonte pode ser instalada sem medo de uma agressão ao meio ambiente. Sabemos da importância do uso consciente da água; por isso mesmo, devemos ficar sempre alerta em relação ao seu consumo. A água – um bem tão importante e necessário – está presente no mais fundo sentimento de bem-estar do ser humano. Por isso é tão relaxante dormir ouvindo o som de um rio, por exemplo…
É muito importante saber o espaço onde a fonte vai ser colocada quando você mora em um apartamento. Ela deve ser instalada sempre num local em que o piso possa ser molhado, que tenha um esgotamento para água e, de preferência, com muita luz. Água combina com muita luz e muita ventilação! É importante também ter no local da fonte uma janela ou abertura que possam fazer uma boa e constante ventilação. Um ambiente úmido e fechado vai tornar-se insalubre, mofado e, consequentemente, doente se ali ainda tiver água.
É maravilhoso poder ter uma fonte em casa, ouvir o som da água em um movimento constante, uma música relaxante para nossa vida urbana – além de ser refrescante para o dia a dia do nosso verão tropical. Para isso, porém, o ambiente deve ser igualmente saudável e propício para esse uso.
Água, luz e ventilação: uma combinação perfeita para nosso bem-estar!!! Mostramos várias fontes para que você se inspire nelas.