Com cinco andares e 26 mil m² de área construída, o AquaRio, o maior aquário da América do Sul, foi inaugurado nessa segunda-feira (31/10), na região portuária carioca para convidados. Na quarta-feira (09/11), o espaço abre, enfim, ao público, e o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre os peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo–Pacífico. Ao todo são 28 tanques, 4,5 milhões de litros de água salgada e cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes.
O espaço ainda conta com uma loja de souvenirs e uma área de alimentação, onde futuramente terá um restaurante com serviço de bufê. A direção do aquário é de Marcelo Szpilman,co-fundador e diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung por 22 anos.
O Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM) foi criado especificamente para conceber e implantar a operação de um aquário marinho no Rio. Além do IMAM, o projeto conta com a parceria do Grupo Cataratas S/A, que atua no consórcio Paineiras–Corcovado (responsável pelo acesso rodoviário ao Cristo Redentor e Centro de Visitantes Paineiras), RioZoo, EcoNoronha (concessionária do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha), Cataratas do Iguaçu e Marco das Américas (ambos na cidade de Foz do Iguaçu). Para quem amava visitar San Diego, na Califórnia, por essa razão, agora tem em casa. A visitação abre para o público na próxima quarta-feira (09/11). Veja fotos na Galeria.