Nessa quarta-feira (23/11), no Espaço Itaú de Cinema, aconteceu a abertura da 8ª Semana dos Realizadores, um dos festivais de cinema contemporâneo mais importantes do país. Até o dia 30, 70 filmes de autores novos ou autores que não encontram espaço no circuito comercial, como os artistas visuais, vão ser exibidos no cinema de Botafogo. Nesta edição, tem novidades como um júri formado por estudantes de audiovisual e uma mostra com filmes feitos por mulheres.
O filme que abriu o evento foi o longa “Martírio”, dirigido por Vincent Carelli e codirigido por Ernesto de Carvalho. É um documentário sobre a luta dos índios Guarani-Kaiowá pela sobrevivência, ao longo da história, que ganhou os prêmios de de Melhor Filme de longa-metragem pelo Júri Popular e Prêmio Especial do Júri Oficial no Festival de Brasília.
Ao final das duas sessões dessa quarta, Carelli e Carvalho foram ovacionados e participaram de um debate com o público. Entre os vários destaques da programação, na terça (29/11) vai passar o filme “Beduíno”, novo longa de Júlio Bressane, com Alessandra Negrini e Fernando Eiras.