Foram anunciadas, nessa quinta-feira (20/10), no Museu do Amanhã, as sete vencedoras da 11ª edição do prêmio “Mulheres na Ciência”, uma iniciativa da L’Oréal Brasil em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências. Na festa, que teve a atriz Taís Araújo e a jornalista Renata Capucci como apresentadoras, a região Sul do país foi a mais destacada, com três vencedoras: a física Ana Chies Santos, a matemática Adriana Neumann de Oliveira, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Gabriela Trevisan, da Universidade Federal de Santa Maria.
A região Sudeste foi representada pelas pesquisadoras Claudia Kimie Suemoto e Denise Morais da Fonseca, as duas da Universidade de São Paulo – o Rio ficou de fora nesta edição. Do Norte, foi premiada a bióloga Fernanda de Pinho Werneck, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia; e, do Nordeste, a professora de química Elisama Vieira Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Cada uma vai receber R$50 mil pelas pesquisas, que vão desde os efeitos das mudanças climáticas nos riscos de extinção de espécies na Amazônia e Cerrado até um estudo para desenvolver analgésicos para dores de cabeça e nas extremidades de pacientes com esclerose múltipla.