A FIAC, Feira Internacional de Arte Contemporânea mais importante da Europa, começa nesta quinta-feira (20/10) e vai até o dia 23, no Grand Palais. A 43° edição acontece também no Petit Palais e, a partir desta quarta-feira (19/10) até final de novembro, no Hors Murs.
A feira reúne arte moderna, contemporânea, criações artísticas emergentes e design de 26 países. Estarão presentes galerias de Paris, Tokyo, Berlin, New York, São Paulo e Bogotá.
FIAC
Grand Palais
3, Avenue du Général Eisenhower, 75008- Paris
E, na mesma semana, acontece, no Carrossel du Louvre, o Salão Art Shopping, com o fotógrafo brasileiro Miro como convidado de honra.
————————————————————————————————————————————-
As dez galerias (Passage) mais famosas de Paris, uma verdadeira viagem ao tempo e uma ótima ideia de passeio para sua próxima viagem a Paris:
1- A galeria Colbert, construída em 1826, onde fica o Instituto National d’Histoire de l’Art e du Patrimoine. Seu nome vem do famoso Hotel Colbert, que fica ao lado da galeria.
Alerte Colbert
2, Rue Vivienne – 75002 – Paris
2- La Galerie Vivienne, uma das mais lindas da cidade, construída em 1823. Foi um sucesso enorme no segundo império. Seu esplendido telhado de vidro (verrière) e seu solo em mosaico fizeram dessa passage a mais elegante de Paris, com lojas, restaurantes e livrarias bacanérrimos.
Galerie Vivienne
4, Rue des Petits Champs – 75002 – Paris
(Sentido horário)
3- Passage Choiseul é considerada a mais longa, com seus 190 metros de comprimento, com cafés e restaurantes.
Começa no 40 Rue des Petits – Champs e termina no 23 Rue Saint Augustin.
75002 – Paris
4- Passage du Grand-Cerf, uma linda galeria, pé-direito de 12 metros de altura com teto de vidro (verrière), que começa na Rue Saint Denis e termina em frente à Rue Marie Stuart, com várias boutiques supersimpáticas de artesãos e criadores parisienses.
Passage Grand Cerf
8, Passage Grand Cerf – 75002 – Paris
5- Passage Molière, uma passagem a céu aberto com pequenos restaurantes no bairro do Marais. Uma curiosidade: os números dos prédios da passagem não correspondem à ordem clássica dos números dos prédios parisienses.
Passage Molière
157, Rue Saint Martin – 75003 – Paris
6-Passage des Panoramas: entre a Rue Montmartre e a Saint Marc, fica a Passage des Panoramas, inscrita no patrimônio histórico da cidade desde 1974, cheia de restaurantes típicos parisienses e o famoso café Stern, decorado por Philippe Starck.
Passage des Panoramas
11, Boulevard Montmartre – 75002
(Sentido horário)
7- Passage des Princes, entre o Boulevard des Italiens e a Rue Richelieu, foi inaugurada em 1860, quando tinha o nome de Passage Miras, destruída em 1985. Em função de uma operação imobiliária, foi reconstruída, idêntica. Abriga uma das lojas de brinquedos infantis preferida dos parisienses.
Passage des Princes
5, Boulevard des Italiens – 75002 – Paris
8- A Passage Verdeau fica entre a Rua La Grange-Bateliere e a Du Faubourg Montmartre, e é um prolongamento da Passage des Panoramas, onde estão instaladas lojinhas de colecionadores de livros e cartões-postais antigos.
Passage Verdeau
6, Rue de la Grange-Batelière – 75009 – Paris
9- Galerie Véro-Dodat, entre as Ruas Jean-Jacques Rousseau e Du Bouloi, com o solo em preto e branco, o que dá uma noção de profundidade superinteressante a esta galeria, que leva o nome da família que a construiu, e onde fica a primeira loja do designer de sapatos Christian Louboutin.
Galerie Vero-Dodat
19, Rue Jean-Jacques Rousseau – 75001 – Paris
E, para terminar esta seleção de lindas galerias parisienses:
10- A Passage du Havre, antiga passage du Chantier de Tivli, hoje abriga um dos poucos centros comerciais modernos de Paris e fica bem próxima das grandes lojas de departamento, como Lafayette e Printemps.
Passage Havre
69, Rue Caumartin – 75009 – Paris
————————————————————————————————————————————-
Uma das grandes paixões de consumo dos franceses depois da moda são as farmácias e as drogueries – lojas que têm de tudo, tipo bric à brac, desde loção para cabelo, louças, tintas pra tecido e parede, objetos de jardinagem; enfim, um universo bem variado e interessante.
Selecionei duas das mais frequentadas em Paris para vocês. Vale muito a pena a visitá-las.
La Trésorerie
Uma boutique antiga que foi renovada e que tem vários tesouros a descobrir de objetos simples e práticos para o dia dia, assim como objetos de qualidade de design francês, e uma grande variedade de produtos para cozinha, mesa, e mobiliário.
La Trésorie
11, Rue du Château d’Eau 75010 – Paris
Laverdure
Inaugurada em 1901 pelo então proprietário Louis Laverdure, esta boutique é uma verdadeira instituição para arquitetos, escultores, decoradores e pintores. Encontra-se de tudo para a reforma e decoração de sua casa, assim como material para pintura, como ceras coloridas, tintas e pigmentos de ótima qualidade de cores variadas, folhas de ouro, e vários outros produtos curiosos
Laverdure
58, Rue Traversière 75012 – Paris
————————————————————————————————————————————-
Paris continua linda e vai muito bem, obrigado!
————————————————————————————————————————————-