O último dia do Congresso Mundial dos Criadores de Audiovisual, nessa sexta-feira (30/09), no Windsor Atlântico Hotel, a pauta foi dedicada à união de forças, na busca pelo reconhecimento dos direitos autorais. Yves Nilly, presidente da Writers & Directors Worldwide, disse: “Precisamos envolver parlamentares para dividir nossa visão. Elaborar uma mensagem que seja entendida pelos políticos, pelo público “.
Marcos de Souza, da Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual, destacou o papel do músico na coautoria final de um filme: “O tripé da criação audiovisual é formado pelos compositores, diretores e roteiristas. Vamos fazer um documento formal de apoio ao DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual)”, prometeu.
Sylvio Back, presidente do DBCA, destacou o lançamento de uma proposta de lei relativa aos Direitos de Remuneração dos Diretores e Roteiristas Audiovisuais, que leva o nome de “Lei Nelson Pereira dos Santos”. O próximo passo, agora, é encontrar parlamentares no Congresso que possam fazer essa defesa. Veja fotos na Galeria.