Fazer uma obra hoje em dia requer cuidados e um olhar constante para a sustentabilidade. Não adianta ignorar mais esse fato. Sabemos, há algum tempo, que 30% do lixo do mundo provém da construção civil… É impossível não se sensibilizar com esse assunto. A estrutura metálica, além de rápida, é muito menos poluente. Isso sem falar no pesadelo da logística necessária para uma construção tradicional, feita com tijolo, cimento, etc.
A estrutura metálica alcança vãos incríveis, faz curvas sensacionais e dinamiza o processo da obra. Fora tudo isso, a beleza e a leveza que proporciona à obra e ao projeto, adaptando-se a qualquer estilo, do clássico ao supercontemporâneo. A dinâmica estrutura de aço está afinada com a tecnologia ecológica e proporciona ritmo à construção. Muitas vezes, o olhar da construção metálica pode estar associado à industria, mas, com a utilização de outros materiais, tais como madeira vidro e o tijolo, esse projeto pode estar perfeitamente alinhado com uma casa.
A expressão “tecnologia ecológica” tem sido a grande busca da arquitetura moderna. Le Corbusier e Gropius foram os modernistas que procuraram, através da tecnologia disponível à época, achar um caminho tecnológico para arquitetura. Nos tempos atuais, nossa sensibilidade se volta para a sustentabilidade e ecologia; evoluímos para a “High-Tech architecture” (Alta Tecnologia Arquitetônica).
Esse movimento encontra, na estrutura metálica, praticidade, funcionalismo e rapidez. A Eco -Tech compondo com a High-Tech encontrou seu ponto de equilíbrio, dando aos materiais funções seletivas voltadas para a sustentabilidade.
Hoje vemos lindas construções em estrutura metálica altamente tecnológicas e totalmente sustentáveis. Mostramos exemplos da arquitetura Eco-High-Tech, esse novo e atual movimento da arquitetura!