Primeiro, foi a uma grande feijoada; agora, padre Omar Raposo, pároco da São José da Lagoa, está organizando uma “maratona de paellas” para ajudar a Casa Maternal Mello Mattos. Embora a ideia de usar a culinária para arrecadar fundos para a igreja seja antiga, o padre Omar está investindo na qualidade gastronômica: quem vai comandar as panelas é o chef Jan Santos, do Entretapas, um dos restaurantes cariocas mais fiéis à culinária espanhola. O evento vai ser domingo (25/09), das 13h às 19h, na praça ao lado da conhecida igreja de vidro da Lagoa.
A Casa Mello Mattos educa mais de 300 crianças e, da parte do governo, só conta com auxílio financeiro para 120 que estão na creche. Os recursos para seu funcionamento vêm, atualmente, dos pais que conseguem pagar uma cota mínima e de parte das vendas do “Bar das Freiras”, na PUC. Jan Santos, que foi o responsável pela bufê da Casa de Espanha durante a Olimpíada, vai servir dois tipos de paella e croquetas de jamón. Os shows vão ser do próprio Padre Omar, que já lançou vários CDs, e da dançarina flamenca Vanesa Dominguez. A tarde vai ter, ainda, o DJ Guilherme Monteiro e atividades de slackine para as crianças, com monitores esportivos.
A arrecadação do evento será destinada, integralmente, a resolver as pendências da obra social e incentivar novas atividades que transformem a Mello Matos numa instituição autossustentável.