O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, através do setor jurídico da Arquidiocese, vai entrar com uma consulta, às 14h desta terça-feira (27/09), no Ministério Público do Rio, sobre uso indevido da sua imagem na propaganda do candidato à prefeitura Marcelo Crivella, pela coligação PRB / PTN / PR.
Dom Orani recebeu em seu gabinete, dia 8 deste mês, na Glória, o candidato Crivella, a pedido dele, assim como todos os outros nove que solicitaram o encontro – só não estiveram com o cardeal a candidata Thelma Bastos, do PCO, e Cyro Garcia, do PSTU. Na ocasião, o bispo da Igreja Universal perguntou se poderia registrar a reunião, ao que Dom Orani respondeu: “Não posso dizer que você não esteve comigo”.
Desde a semana passada, porém, panfletos de Crivella com a imagem dele e de Dom Orani vêm sendo distribuídos em frente a igrejas católicas. Candidatos como Jandira Feghali, do PC do B, e Marcelo Freixo, do PSOL, publicaram a foto ao lado do arcebispo nas redes sociais, o que não incomodou Dom Orani, que, com Crivella, no entanto, se sentiu usado politicamente. Segundo pesquisa do Ibope divulgada, nessa segunda-feira (26/09), pela Rede Globo, Marcelo Crivella tem 35% das intenções de voto dos cariocas.