Aberta dia 16 de julho, marcando a reinauguração do Museu Histórico da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea – que esteve fechado por seis anos – a exposição “Divina Geometria” deverá ser levada ao Vaticano, ano que vem. Quem já está em negociações adiantadas com representantes do departamento cultural do Vaticano é o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, no Corcovado. Padre Omar fez uma viagem, com esse objetivo, ao Vaticano, com o produtor Bernardo Amaral.
A exposição de Oskar Metsavaht exibe fotos, pinturas e videoinstalações sobre o monumento do Cristo Redentor, uma visão contemporânea do dono da Osklen sobre um dos símbolos mais fortes do Rio, e surgiu a partir de um convite da Arquidiocese, em cooperação com a representação brasileira da UNESCO mais o patrocínio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura.
Ao contrário do que muitos pensam, Oskar é católico e não judeu. A amizade com padre Omar vem do tempo em que o religioso estava à frente da Igreja Nossa Senhora da Paz. A exposição no Museu Histórico segue em cartaz até outubro.