Abriu nesta segunda-feira (08/08), para convidados, o Refettorio Gastromotiva, união do projeto brasileiro da ONG Gastromotiva, do chef David Hertz, com o Food for Soul, do chef Massimo Bottura, que é considerado, atualmente, o número 1 do mundo. O restaurante da Lapa, que tem, também, na organização a jornalista de gastronomia Alexandra Forbes, já começa a servir jantar, nesta terça (09/08), para pessoas carentes, cadastradas por ONGs, até o final da Paralimpíada, dia 18 de setembro. Os ingredientes usados vão ser os excedentes da pré-preparação do bufê Behind, que alimenta a Vila dos Atletas, o Media Center e a força de trabalho dos Jogos Rio 2016.
Depois desse período olímpico na cidade, o Refettorio Gastromotiva vai continuar recebendo doações de outros parceiros para continuar na sua missão. Vai ser possível, também, para quem quiser, almoçar no local, a partir do dia 19 de setembro: basta deixar pago o jantar para outra pessoa. Vik Muniz fez uma tela enorme, inspirada na Santa Ceia, para enfeitar o espaço, e o paulistano Pas Schaefer e o belga Spea grafitaram um painel retratando mãos doando alimentos. A iluminação é do Maneco Quinderé e o mobiliário dos Irmãos Campana.
Vários chefs, nacionais e do exterior, são aguardados para trabalharem na cozinha do Refettorio. Bottura começa a colocar a mão na massa nesta terça.