Juliana Brizola, neta de Leonel Brizola, filha de José Vicente Brizola, lançou nessa quarta-feira (20/07), em parceria com a jornalista Rejane Guerra, o livro “Meu avô Leonel. Frases, ‘causos’ e depoimentos de Brizola”, na Livraria da Travessa, em Ipanema. O livro – suprapartidário – com prefácio do jornalista Roberto D’Avila, conta com depoimentos de políticos e jornalistas, como Ciro Gomes, Mário Soares, Caco Barcelos e Ricardo Boechat, entre outros. A ideia surgiu a partir das confidências que Juliana fazia para a jornalista Rejane sobre as frases que escutava do avô e as histórias protagonizados por ele. Brizola não incentivava que filhos e netos ingressassem na carreira política e nem chegou a ver Juliana como vereadora – atualmente ela está no seu segundo mandato como deputada pelo PDT do Rio Grande do Sul.
Única neta com curso superior, formada em direito, Juliana ouviu de Brizola o seguinte conselho quando começou no seu primeiro emprego, em 1993: “Minha neta, use sempre um terninho e tenha sempre os cabelos presos. Esses velhos são muito babões”.
Durante a noite de autógrafos, o ator Tonico Pereira lançou uma linha de camisetas com a frase “Falta Brizola no Brasil!”. Ele mesmo se encarregava de fazer a cobrança das camisetas vendidas. As autoras distribuíram lencinhos vermelhos, uma marca dos seguidores políticos de Brizola. Veja fotos na Galeria.