Com a morte, na noite dessa terça-feira (19/07), de Sergio Machado, presidente do grupo editorial Record, um dos maiores do país na área, assume seu cargo a vice-presidente Sônia Machado Jardim, sua irmã e sócia. A mudança de comando não deve alterar a gestão da empresa: Sônia começou a trabalhar na editora na mesma época que o irmão, na década de 70, e acompanhou as transformações feitas por ele, que foi comprando editoras e criando selos para diversificar o catálogo, hoje próximo de 8 mil títulos.
O grupo Record compreende a editora de mesmo nome, os selos Galera – que tem como diretora comercial e editora as filhas de Sergio, Roberta e Rafaella – e Galerinha, mais a Bertrand Brasil e o selo Difel; as editoras José Olympio, Civilização Brasileira, Paz e Terra, Verus, BestSeller (e o selo Best Business), as Edições BestBolso, Rosa dos Tempos, Nova Era e Viva Livros.
Sergio, que tinha 68 anos, estava internado na Clínica São Vicente. Ele tinha passado por uma cirurgia cerebral, em novembro do ano passado, que precisou ser refeita e causou complicações. O enterro vai ser nesta quarta-feira (20/07), às 16h30, no Cemitério do Caju. O velório começa às 14h, na capela H.