A pintora Ana Durães estava trabalhando, nessa quinta-feira (30/06), de janelas abertas no seu atelier em Santa Teresa quando, do lado de fora, uma produtora perguntou se poderia entrar. Ela trazia, a reboque, um jornalista do “The New York Times”, que filmava tudo com seu celular. Ana pensou que o tema era Santa Teresa mas, na verdade, o que o americano queria era vê-la em ação, pintando. A mineira estava preparando duas telas grandes que vão ser mostradas na ArtRio, de uma nova fase, com temática de paisagens. Essa cena vai compor um vídeo que o jornal americano vai mostrar, na sua versão online, sobre o estilo de vida dos cariocas, no dia da abertura das Olimpíadas, 5 de agosto.
Essa é a segunda vez que a artista é surpreendida: Ana já foi parar nas páginas de um catálogo da Pirelli, clicada pelo fotógrafo da National Geographic Steve McCurry, que ficou conhecido com a imagem da Menina Afegã. Ela custou a entender o que ele queria: de início, achou que McCurry queria usar o seu atelier como estúdio.
Sobre o inusitado dessa quinta-feira, comemora: “Já no primeiro dia de trabalho fui parar no NYT, é bom que essa série me traga sorte”. Requisitada com frequência pela Globo para pintar quadros para as novelas, Ana se prepara para fazer a curadoria de arte da próxima novela das 21h, “A lei do amor”, compondo os cenários com telas, também, de outros artistas.