O Brasil tem presença forte, na edição deste ano, do World Press Photo, o mais importante concurso internacional de fotojornalismo, que abre exposição, terça-feira (17/05), na Caixa Cultural. Embora a grande foto vencedora tenha sido de um australiano – “Esperança por uma nova vida”, de Warren Richardson – o paulista Maurício Lima foi premiado duas vezes. Ele teve o 1º lugar na categoria “Notícias Gerais”, com a imagem de um adolescente militante do Estado Islâmico ferido na guerra, e o 2º na categoria “Vida Cotidiana”, com a foto de um grupo de crianças da tribo Mundurucu brincando no Rio Tapajós, no Pará, feita para a Al Jazeera America.
A realidade brasileira também foi retratada por um espanhol, Sebastián Liste, que recebeu o 3º lugar na categoria “Vida Cotidiana”. Ele clicou a rotina de trabalho dos jovens do Papo Reto, coletivo de mídia independente que age no Complexo do Alemão registrando os abusos policiais praticados no lugar com seus celulares, tablets e máquinas fotográficas.
A estreia mundial da exposição foi no dia 16 de abril ,em Amsterdam. Logo depois do Brasil, abre na Austrália dia 21 de maio. Na América do Sul, só vai para o Chile, além do Rio, e chega lá no final de julho. A mostra segue viajando o mundo todo até dezembro. São 100 cidades em 45 países e uma audiência média de 4 milhões de pessoas por ano.