O trabalho do artista Chinês Xu Zhen encarna plenamente a fusão criativa do novo cenário artístico da China e está exposto na Fundação Louis Vuitton, em Paris.
A França foi um dos primeiros países a expor trabalhos de artistas chineses – uma cena artística que se desenvolve a grandes passos e que se impôs a partir dos anos 2000.
A Fundação Louis Vuitton apresenta, até 2 de maio de 2016, uma coletiva de artistas chineses, onde se destaca o trabalho de Xu Zhen, que nasceu em Shangai, em 1977, e é considerado um grande artista da arte popular, como Koons ou Takashi Murakami. Artistas que assumem a fronteira entre a arte (criação artística única) e produtos (diversos assinados por eles) de consumo. Às vezes são muito criticados por isso.
Uma linda exposição. Fica a dica!
Xu Zhen- Fundação Louis Vuitton
__________________________________________________________________________________
O estilista Pierre Cardin faz homenagem à sua musa, Maryse Gaspard, com uma coleção de óculos para a Primavera-Verão 2016.
Todos os grandes costureiros tiveram mulheres aos seus lados, que eram verdadeiras musas: Victoire Doutreleau, Betty Catroux e Loulou de la Falaise, por Yves Saint Laurent; Farida Khelfa, Madona e Dita Von Teese, por Jean-Paul Gautier; Ines de la Fressange, Claudia Schiffer e, recentemente, Cara Delavingne, por Karl Lagerfeld. Pierre Cardin não foge à regra: ao longo da sua carreira, várias mulheres marcaram a vida do costureiro, como Jeanne Moreau, Hiroko Matsumoto e seu braço direito de muitos anos, Maryse Gaspard.
Maryse entrou para a vida de Cardin em 1966, como manequim. Depois de alguns anos, tornou-se a diretora da Couture. Por toda essa fidelidade, Pierre Cardin resolveu homenageá-la, lançando uma coleção de óculos de sol inspirados na elegância legendária de Maryse.
__________________________________________________________________________________
Acontece, de 31/03 a 10/04/16, a segunda edição da AD Collections, realizada pela revista de decoração do grupo Condé Nast AD (Architetural Digest).
Com o apoio do Mobilier National e da Louis Vuitton, a exposição apresenta o que há de melhor e mais chique em termos de objetos de design, assinados por artesãos especializados em matéria-prima nobre. O cenário não poderia ser mais imponente: o Hotel de La Marine, na Place de La Concorde.
Imperdível!
As fotos são da edição do ano passado, no Ministère des Affaires Etrangères, que ilustram bem a proposta e a proporção do evento.
AD Collections
Hôtel de la Marine
Place de la Concorde – 75008 – Paris
De 31 março a 10 abril 2016 (10h-18h)
__________________________________________________________________________________
Curiosidade urbana!
Castel Béranger, um dos prédios mais emblemáticos de Paris.
Sua construção foi iniciada na primeira parte em 1895 e terminada em 1898. O arquiteto Hector Guimard, criador do L’Art Nouveau, foi supercriticado pelos tradicionais na época, que achavam um absurdo tanta transgressão artística em um só imóvel, e chamavam Guimard de arquiteto louco.
Hoje, patrimônio histórico da cidade, o imóvel ganhou o prêmio da mais bela fachada de Paris, e é o símbolo do L’Art Nouveau francês, um movimento relativamente efêmero, no qual encontramos alguns exemplos como este, todos assinados Guimard, assim como as entradas dos metrôs parisienses.
Castel Béranger
14 Rue de La Fontaine – 75016 – Paris
________________________________________________________________________
http://parisporpaulopereira.com/
________________________________________________________________________