O Rio ganha mais um evento literário: a Flisi (Festa Literária da Serra Imperial) foi anunciada, nessa quinta-feira (03/03), no Museu Imperial de Petrópolis, mesmo lugar onde vai acontecer, de 15 a 17 de abril. A curadoria das mesas, sobre o tema “Memória”, vai ser da escritora Guiomar de Grammont, que coordenou o Fórum das Letras de Ouro Preto. Escritores como Nélida Piñon, Nei Lopes e Mary del Priore vão participar da Flisi, idealizada por Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.
No dia 16, o fotógrafo João de Orleans e Bragança participa de um debate com o escritor Pedro Vasquez. Os dois vão falar sobre o livro “Doze horas em diligência: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”, escrito por Revert Henrique Klumb, publicado em 1872. Fotógrafo da Casa Imperial, Revert descreveu os primeiros tempos da Estrada União e Indústria, que liga Petrópolis a Juiz de Fora.
No último dia, a festa se une a outro evento literário carioca, a Flupp, Festa Literária das Periferias: novos talentos da literatura sobem a Serra para mostrar sua poesia.